Criatividade na cozinha




Até hoje não existe uma pessoa que tenha sobrevivido sem se alimentar! 

Comer é um ato fisiológico, ou seja, é uma necessidade básica do ser humano, muitos fatores determinam a escolha de uma refeição, como sabor, cor, textura, temperatura, crenças, emoções, entre outros. Por isso, uma alimentação variada é muito importante.

Para o sucesso de uma alimentação variada e equilibrada é o planejamento das refeições. É fundamental preparar as refeições da semana; fazer uma boa lista de compras, contemplando alimentos de todos tipos. Uma boa dica é deixar os alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes pré-preparados na geladeira, para facilitar na hora do preparo.

Cada alimento tem suas particularidades: forma, cor, sabor e propriedades nutricionais diferentes, então podemos variar, usar e abusar deles. A aparência da comida também é muito importante, pois também “comemos com os olhos”! Preparar uma refeição de uma nova maneira, em uma louça diferente ou com um outro corte e decoração, já desperta maior vontade e interesse de comer, principalmente nas crianças!

Se permitir experimentar novos sabores e utilizar ingredientes inesperados, como uma fruta no sanduíche ou na salada e um legume no meio da vitamina de frutas, a beterraba, por exemplo, para trazer mais cor, são sugestões criativas para tornar a alimentação mais prazerosa.

Aqui, deixamos algumas sugestões de receitas para você inovar na cozinha:

                           Receitas: 





Referência:

Corona J, Quaresma F. Saboreando mudanças – O poder terapêutico dos alimentos: dicas e receitas. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2006.

Alvarenga M, Figueiredo M, Timerman F, Antonaccio C. Nutrição Comportamental. Barueri: Manole; 2019.      




Compartilhe com seus amigos



6 gostei