Fibras: grandes aliadas contra a constipação intestinal




As fibras alimentares estão presentes nas frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas entre outros. O seu consumo tem sido relacionado com a redução do risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e obesidade. Além disso, elas não fornecem calorias e colaboram com o bom funcionamento do intestino.

Há dois grandes grupos de fibras: as solúveis e as insolúveis em água. Cada uma age de uma forma diferente e complementar para a saúde do intestino. Conheça um pouco mais sobre elas:

As fibras solúveis em água, são encontradas na polpa de frutas, aveia, beterraba, cenoura, entre outros. Elas são responsáveis pelo aumento da saciedade e melhora da digestão. Isso ocorre porque formam um gel, que aumenta o tempo que o alimento permanece no estômago. Assim, a fome e a vontade de comer diminuem, e como consequência a ingestão de alimentos será menor.

Já as fibras insolúveis estão presentes nos vegetais folhosos, casca de frutas, farelo de trigo e arroz integral. Elas aumentam o volume do bolo fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal, facilitando o processo de evacuação.

Uma alimentação pobre em fibras e em líquidos podem levar a quadros de constipação intestinal, conhecido como prisão de ventre. Essa situação pode gerar diversos sintomas desagradáveis como inchaço abdominal, gases, dores abdominais e lombares. Portanto, para o bom funcionamento do intestino é fundamental a boa ingestão de água, aliada ao consumo de fibras.

Pensando nisso, a Piracanjuba desenvolveu o Piracanjuba Whey, que possui 2,5g de fibras na porção, o que corresponde a 10% da recomendação diária de 25g por dia. A polidextrose, utilizada no produto, é uma fibra solúvel que possui propriedades prebióticas, que servem como ‘alimento’ para as bactérias benéficas do intestino, além de ajudarem a reduzir as taxas de açúcar no sangue.

Desta forma, além de contar com nutrientes que colaboram para o equilíbrio dos músculos, ossos e articulações, o Piracanjuba Whey é uma alternativa para promover a saciedade e melhorar o funcionamento do intestino.

Quer saber mais sobre os benefícios do Piracanjuba Whey? Acesse: http://bit.ly/pirawhey

Referências:

1. Giuntini E, Menezes E. Fibra alimentar. In: funções plenamente reconhecidas de nutrientes. International Life Sciences Institute do Brasil. 2011.

2. Bernaud F, Rodrigues T. Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2013;57(6).



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