Intolerância à lactose: como ler o rótulo dos produtos?




Com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, é normal que surjam dúvidas sobre como identificar se o alimento possui ou não lactose. Essa informação é essencial para pessoas que possuem intolerância à lactose porque podem sentir sintomas intestinais desconfortáveis com quantidades mínimas deste açúcar.

É importante lembrar que a lactose é um tipo de açúcar que está presente no leite e nos derivados de leite. Portanto, um alimento lácteo como iogurte ou queijo terá a presença de lactose. Segundo a legislação, este tipo de produto contém quantidade de lactose superior a 100 miligramas por 100 gramas ou mililitros.

Mas, é preciso prestar atenção ao rótulo do produto, pois muitos dos lácteos podem ser “zero lactose”. De acordo com a legislação, para um alimento ser considerado “sem lactose” deve ter uma quantidade menor do que 100 miligramas a cada 100 gramas do produto. Essa concentração de lactose não causa danos a intolerantes.

Caso o produto não contenha a afirmação “zero lactose” na parte da frente do rótulo, é possível obter essa informação na parte de trás. Abaixo da lista de ingredientes, há outra lista que identifica os nutrientes que poderiam causar possíveis alergias ou intolerâncias aos consumidores. Normalmente, a frase começa com “contém:”



Apesar de alguns alimentos não possuírem leite em sua formulação, podem constar no rótulo que contêm traços de lactose. Isso pode significar que, em algum momento do processamento, o maquinário pode ter sido usado em conjunto com outro produto que contenha lactose.

É importante que intolerantes à lactose façam a leitura do rótulo ao consumir algum produto. Isso garante que o consumidor saiba o que está comendo, sem sofrer os sintomas desconfortáveis da lactose.


Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem de lactose em alimentos tem regra publicada. 2017. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/rotulagem-de-lactose-em-alimentos-tem-regra-publicada/219201 



Compartilhe com seus amigos



1 gostei