Leite integral, semidesnatado e desnatado: você sabe a diferença?




O leite é um alimento único, que apresenta excelente balanço de nutrientes para o nosso corpo e, por isso, é consumido em todo o mundo. Nas gôndolas dos supermercados, existem diversas versões de leite como os integrais, semidesnatados e desnatados.

Mas, você sabe qual a diferença entre elas? Sabe por que recebem nomes diferentes? Se você tem essas dúvidas, hoje nós iremos esclarecê-las para você!

• Leite integral

O leite integral é aquele que contém maior teor de gordura, no mínimo 3%. Por exemplo, em 100 g de leite, o leite integral deve conter pelo menos 3 g de gordura.

• Leite Semidesnatado

O leite semidesnatado é que aquele teve redução parcial de gordura, passando a ter entre 0,6% e 2,9%. Por exemplo, para cada 100 g de leite, o leite semidesnatado terá entre 0,6 e 2,9 g de gordura.

• Leite desnatado

Por fim, o leite desnatado é aquele que teve redução quase completa de gordura em sua composição. No desnatado, o teor de gordura será de no máximo de 0,5%. Isso quer dizer que, em 100 g de leite, ele terá no máximo 0,5 g de gordura.

Talvez agora você esteja se perguntando sobre a diferença da quantidade de proteína entre eles. Embora variem significativamente em relação ao teor de gordura, a quantidade de proteína dos 3 tipos de leite é bastante similar, sendo que, na maioria das vezes, apresentam em torno de 2,9% de proteína na sua composição.

Então, da próxima vez que você for escolher o tipo de leite que for levar, escolha o tipo de leite mais adequado para a sua alimentação!


Referências:
https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-mapa-146-de-07-03-1996,669.html 



Compartilhe com seus amigos



4 gostei