Qual é a importância de se hidratar?




               A água está presente em aproximadamente 60% do corpo humano e desempenha diversas funções essenciais, como o controle da temperatura, a eliminação de toxinas e o transporte de substâncias.

               Ao realizar todas essas funções, grande parte da água é eliminada e precisa ser reposta pelo organismo diariamente. Sinais como boca seca ou sede podem estar relacionados com a falta de hidratação.

            Um corpo bem hidratado traz uma série de benefícios à saúde e bem-estar. Dentre eles estão a redução da constipação do intestino, diminuição das chances de adquirir uma infecção urinária e de desenvolver hipertensão. Além disso, o consumo adequado de água ajuda a manter a hidratação da pele, cabelos e unhas. Por isso, é preciso ter atenção à quantidade de líquido ingerido diariamente. A recomendação diária para o consumo de água pode variar de acordo com alguns fatores como o tipo de alimentação, nível de atividade física, temperatura do ambiente, altura, peso, entre outros. Mas, por via de regra, para um ser humano saudável são necessários, em média, 2 litros de água por dia.

            Inclusive não é apenas a água que tem a capacidade de hidratar o organismo: todos os tipos de bebidas que contenham água contribuem para a hidratação diária necessária. Chás, sucos, água de coco, isotônicos e até mesmo bebidas proteicas são exemplos de líquidos que ajudam a repor a quantidade de líquido do corpo. Além de hidratar, esses diferentes tipos de bebidas podem trazer uma série de benefícios para o organismo, como alguns chás que possuem propriedades antioxidantes, ou seja, contém substâncias que estão relacionadas com uma possível melhora no estado de saúde, combatendo os radicais livres. Já as bebidas proteicas ajudam a repor as proteínas utilizadas durante a atividade física e reparar o tecido muscular.

            Uma boa dica é sempre andar com uma garrafa cheia de água, isso facilita a sua hidratação. Ao longo do dia, consuma também chás, bebidas proteicas ou outras de sua preferência.

Referência:

Castro M, Waitzberg DL. Nutriente: Água in: Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. Ed. Atheneu, 4ª ed. São Paulo. 2009, p45-54.



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