TRATAMENTO UHT




O tratamento UHT (Ultra High Temperature) ou UAT (Ultra Alta Temperatura), bastante utilizado na conservação de leites e produtos à base de leite, permite um melhor acesso da população aos produtos, pois garante a preservação das características nutricionais, a segurança microbiológica e o aumento do tempo de validade.

Os produtos UHT são embalados assepticamente, estão prontos para consumo e muito procurados nos supermercados em todo o mundo devido à combinação de alta qualidade com período de validade mais longo, sem necessidade de manutenção a frio ou outros métodos de conservação.

Essa tecnologia consiste em colocar o produto à alta temperatura (entre 130°C e 150°C), por um curto período de tempo (2 a 4 segundos), seguido de resfriamento (temperatura inferior a 32 °C) e envase em embalagem hermética e estéril. O procedimento tem o objetivo de eliminar e ou inativar microorganismos que possam causar alterações na qualidade do produto. Durante o tratamento UHT, as características do leite são preservadas: a aparência, a consistência, o aroma e o sabor. Ainda de acordo com a International Dairy Federation, o leite UHT apresenta a mesma quantidade de proteína e o mesmo valor nutricional do leite cru.

Conforme atesta relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo de ultrapasteurização (UHT) preserva as qualidades nutritivas do leite. Comparado ao leite pasteurizado, iguala-se a ele não somente quanto ao valor nutritivo, como também quanto à cor e ao sabor.

Desta maneira, o processamento UHT é uma forma confiável de conservação de alimentos, e garante a qualidade e segurança dos leites e produtos à base de leite sem interferir nos benefícios nutricionais tão importantes para a saúde.


Referências:
BOCKELMANN, B.; BOCKELMANN, I. Long Life Products: Heat-Treated, Aseptically Packed: A Guide to Quality. Falth & Hassler, 1998. 



Compartilhe com seus amigos



0 gostei