Você conhece a história do Leite Condensado?




O leite condensado nada mais é do que uma mistura formada por leite e açúcar, que passa pelos processos de evaporação e resfriamento. É um alimento adorado pela maioria dos brasileiros e é muito diversificado dentro da culinária, podendo ser utilizado em diferentes preparos doces: pudins, bolos, bebidas doces, biscoitos, mousses, flans, entre muitas outras. O brigadeiro é um dos doces mais consumidos pelos brasileiros e é feito de leite condensado. Mas você já parou para pensar sobre a sua história? Descubra agora!

[Receitas Piracanjuba]: mais de 100 opções para qualquer momento do seu dia. Confira!

 Invenção

 A invenção do leite evaporado, forma como era conhecido antigamente, é considerada uma lenda. Existem apenas relatos de que nos Estados Unidos, em 1853, um inventor conhecido como Gail Borden criou o leite condensado em uma viagem longa de navio em que as vacas ficaram doentes. Para o leite não estragar e durar mais, como ainda não conhecia a técnica de pasteurização, Borden acrescentou o açúcar, pois o mesmo tem função de conservante.

[Leia + ] O processamento UHT é uma forma confiável de conservação de alimentos, e garante a qualidade e segurança dos leites e produtos à base de leite sem interferir nos benefícios nutricionais tão importantes para a saúde.

 Guerra Civil Americana e Segunda Guerra Mundial

 Durante a guerra, os alimentos mais necessários são os que têm maior validade, que são práticos e que, ao mesmo tempo, são capazes de nutrir. Esse era o caso do leite condensado, que foi utilizado pelos soldados americanos na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial.  Durante a Grande Guerra, o leite condensado foi utilizado para suprir a falta de produção de leite e açúcar.

 Chegada ao Brasil

O leite condensado chegou ao Brasil apenas em 1890, pois passou a ser importado dos Estados Unidos. Era considerado como um alimento voltado para as crianças e as mães que não conseguiam amamentar os seus bebês e com isso, ofereciam o leite condensado na mamadeira. Tornou-se um dos produtos mais populares entre os brasileiros quando o candidato a presidente Brigadeiro Eduardo Gomes distribuiu o doce brigadeiro entre a população durante as campanhas das eleições, em 1945. Passou a ser incorporado em outras muitas preparações doces nas mesas de milhares de brasileiros. Inclusive, muitos colecionavam as receitas que eram impressas nas latas dos primeiros produtos.

 Atualmente

Em 2015, o leite condensado estava presente em nove de dez residências pelo menos uma vez ao ano. O consumo é tão alto, que corresponde a mais de 395 gramas por mês. Além disso, as tradicionais embalagens de metal estão cada vez mais sendo substituídas pelas embalagens em caixinha. Esse tipo de embalagem é feita por várias camadas, que impedem a passagem de luz, água, ar e microrganismos, por isso são consideradas mais seguras para conservar o produto e para o consumo.

 

Referências:

Shinohara N, Oliveira K, Padilha M, Farias P, Nascimento V. Leite condensado: gerações do leite moça. Contextos da Alimentação: Comportamento, Cultura e Sociedade. 2013; 2(1).

MilkPoint. Giro de Notícias. Nove entre dez brasileiros compraram leite condensado em 2015 e o produto segue estável na crise. 2016. Acesso em: 15 de abril de 2019. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/nove-entre-dez-brasileiros-compraram-leite-condensado-em-2015-e-produto-segue-estavel-na-crise-99320n.aspx

 



Compartilhe com seus amigos



2 gostei