5 dicas para incluir mais proteínas na sua alimentação

Publicado em 01/09/2019 00:00:00 por Piracanjuba

O consumo de proteínas é importante para a saúde. Elas ajudam na manutenção da massa muscular, na regulação da fome e da saciedade, além de serem fundamentais para a formação das células do sangue e do sistema imune. Desta forma, é interessante garantir a ingestão adequada de proteínas, mas você deve estar se perguntando: como eu posso adicionar mais proteínas na minha dieta de forma prática? Separamos algumas dicas para responder a esta pergunta:


Proteínas no café da manhã

Um copo de leite, seja ele integral ou desnatado, por exemplo, tem aproximadamente 6g de proteína, enquanto uma fatia de queijo minas frescal tem 5 gramas. Além disso, que tal acompanhar com pão e um ovo mexido?


Apostes nos patês

Uma boa opção de lanche é um sanduíche com algum patê, como frango, ovo, atum, queijo cottage ou ricota misturados com maionese ou requeijão. Estes recheios irão aumentar ainda mais as proteínas da refeição.


Não se esqueça das leguminosas!

As leguminosas, como o feijão, a lentilha, grão de bico e ervilha, são ricas em proteínas de origem vegetal e contribuem com muitos nutrientes no almoço e jantar. O feijão e a ervilha, por exemplo, possuem em 100g, cerca de 6g de proteínas. A lentilha tem ainda mais! Em 100g, tem em torno de 9g de proteínas.

Adicione sementes!

Assim como as leguminosas, as sementes, como a semente de abóbora, linhaça, girassol e gergelim, também contêm boas quantidades de proteínas. Uma ótima opção é adicionar esses alimentos em saladas, frutas, iogurtes ou consumi-los como lanche, em mix com outras sementes, castanhas e frutas secas, por exemplo.


Bebidas adicionadas de proteínas

Bebidas como o Piracanjuba Whey são opções práticas para garantir a ingestão adequada de proteínas pois sua embalagem individual (250ml) garante 23g de proteínas. Uma boa sugestão é incluir o produto nos lanches intermediários, no pós-treino ou no café da manhã.


Lembre-se que as proteínas são importantes para ter uma vida saudável, mas os carboidratos e as gorduras também têm sua função! Então, aumente as proteínas da sua dieta, sem excluir outros nutrientes.


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Referências:
UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos - TACO. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: UNICAMP/NEPA, 2011. 161 p

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