Conheça os benefícios do consumo da quinoa, chia e linhaça

Publicado em 24/04/2020 07:00:00 por Piracanjuba

Embora seja comum a confusão entre a chia, linhaça e quinoa devido à sua aparência semelhante, os três alimentos apresentam diferenças significativas quanto às suas propriedades nutricionais e culinárias, tanto nos aspectos sociais como na origem.

Na tabela abaixo, listamos alguns benefícios, confira:

                                                        

Devido às suas propriedades nutricionais, acrescentar chia, linhaça e quinoa à dieta pode trazer muitos benefícios à saúde. Elas podem ser consumidas separadamente, em conjunto ou como ingredientes de receitas, somando os benefícios dos três alimentos à preparação. Além disso, nenhum deles contém glúten.

Estudos revelam que a chia pode ajudar no controle da obesidade em pessoas diabéticas, assim como, quando adicionada às refeições, é capaz de tornar mais lenta a absorção do açúcar pelo organismo, ajudando no controle da glicemia, além de prolongar a sensação de saciedade, principalmente quando consumida entre as refeições principais.

Já o consumo regular de sementes de linhaça pode exercer efeito regulador da pressão arterial, além de ajudar na manutenção do peso corporal e contribuir para sua redução em pessoas com sobrepeso e obesidade. Outra característica interessante é que ela possui ação na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas e antiarrítmicas.

Pesquisas recentes associaram o consumo diário de quinoa à diminuição da massa corporal e dos níveis de hemoglobina glicada (medidor da quantidade de glicose no sangue durante períodos prolongados) e à melhora da sensação de saciedade e preenchimento gástrico completo.

Portanto, a possibilidade de associação dos benefícios dos três ingredientes é muito interessante para melhorar, principalmente, a ingestão de fibras, a sensação de saciedade e o controle do peso corporal. Uma dica interessante é o consumo em lanches intermediários para contribuir na saciedade e a utilização em receitas, tanto para dar consistência quanto para melhorar seu valor nutricional. Um ótimo exemplo são as Bebidas Lácteas UHT com cereais Piracanjuba, que são soluções rápidas para um lanche intermediário e apresentam os benefícios da chia, linhaça e quinoa.


Referências:

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