Café da manhã prático!

Publicado em 17/03/2021 15:19:00 por Piracanjuba

O café da manhã é uma refeição muito importante, já que representa o ritual de preparo para o início das atividades diárias. Por isso, precisa ser rico em nutrientes e contribuir para a saciedade, evitando os exageros nas próximas refeições. Você sabe que nutrientes e alimentos incluir para auxiliar na saciedade? Confira a seguir:

 

Fibras: são carboidratos não digeridos pelo organismo, e que podem contribuir para a sensação de saciedade, isso porque, formam uma espécie de “gel” de consistência viscosa no estômago, o que faz com que o alimento permaneça nele por mais tempo. Além disso, tem ação nos níveis de glicose e em hormônios que ajudam a regular o apetite. Alguns alimentos ricos em fibras que podem estar inseridos no seu café da manhã são: aveia, linhaça, pães integrais e frutas.

 

Gorduras e proteínas: são digeridas mais lentamente, pois, dependem de uma série de enzimas que quebram sua estrutura em partículas menores, para somente, então, conseguirem ser absorvidas. Além disso, regulam hormônios intestinais relacionados à saciedade. Os alimentos lácteos, como: leite, queijo, requeijão e bebidas lácteas são ótimas opções para o café da manhã, pois, são fontes de proteínas e gorduras.

Com a vida dinâmica, muitas pessoas pulam essa refeição e deixam de ingerir esses nutrientes tão importantes para a saciedade.  Pensando nisso, nós da Piracanjuba criamos algumas combinações de café da manhã com todos esses nutrientes e que, além disso, são fáceis, práticas e saborosas. Veja abaixo:

 - Torrada integral com abacate e ovos mexidos, acompanhada pela Bebida Láctea com Cereais Piracanjuba sabor Mamão e Maça. Essa combinação oferta uma quantidade de  6,67 g de fibras, 14,3 g de proteínas e 15,8 g de gordura;

- Banana, nibs de cacau, flocos de aveia e mel, acompanhado pelo Piracanjuba Whey, sabor Pasta de Amendoim. Esse mix oferta 5,9 g de fibras, 27,8 g de proteínas e 10,5 g de gorduras;

- Tapioca com chia, morangos e pasta de amendoim, acompanhada do Imunoday  com aveia, sabor Chocolate, oferece 8,6 g de fibras, 19,8 g de proteínas e 12,7 g de gorduras.

             

  Pronto! Agora você já sabe como montar um café da manhã, delicioso, nutritivo e que te ajude a ter mais saciedade.


Referências


1.     GIUNTINI, B. E.; MENEZES, W. E. Fibras. ILSI BRASIL INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL. 2018.

 

2.     MAHER, T.; CLEGG, M. E. Dietary lipids with potential to affect satiety: Mechanisms and evidence. Critical reviews in food science and nutrition, v. 59, n. 10, p. 1619-1644,  2019. ISSN 1040-8398.                                                                                                                 

3.     MOON, J.; KOH, G. Clinical Evidence and Mechanisms of High-Protein Diet-Induced Weight Loss. Journal of Obesity & Metabolic Syndrome, v. 29, n. 3, p. 166,  2020.                                                                                                    

4.     NJIKE, V. Y.  et al. Snack food, satiety, and weight. Advances in nutrition, v. 7, n. 5, p. 866-878,  2016. ISSN 2156-5376.                                                                                                                                                      

5.     SURAMPUDI, P.  et al. Lipid lowering with soluble dietary fiber. Current atherosclerosis reports, v. 18, n. 12, p. 1-13,  2016. ISSN 1534-6242.

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