- Início
- Dicas
- Nossos produtos
- Por que o leite UHT não precisa de conservantes?
Nossos produtos
Por que o leite UHT não precisa de conservantes?

O leite, além de muito nutritivo, é um alimento popular e consumido por muitas famílias brasileiras1,2. Por ser tão conhecido e utilizado em nosso dia a dia, é muito comum que surjam dúvidas diversas relacionadas a ele, seja sobre seus nutrientes, seus efeitos para a saúde ou sobre sua composição e conservação.
Você sabia que, de acordo com a legislação brasileira, não é permitido adicionar nenhum tipo de conservante ao leite3? Vamos entender melhor como o leite longa vida (também conhecido como leite de caixinha ou UHT) consegue manter sua qualidade por muito tempo mesmo fora da geladeira!
Garantindo a segurança do leite – o processo UHT
Por ser um alimento rico em nutrientes, o leite promove um ambiente favorável para o crescimento de muitos microrganismos. Em leite cru (sem qualquer tipo de tratamento), esse crescimento de microrganismos pode ser capaz de causar doenças graves4 e, por isso, o consumo desse tipo de leite não é considerado seguro.
Para ser comercializado para a população, o leite deve ser submetido a um tratamento térmico que garanta a sua segurança e controle a presença de contaminações que podem ser prejudiciais à saúde5,6.
O processo chamado de UHT (ultra high temperature – ultra alta temperatura) é um tipo de tratamento térmico utilizado pela indústria para proporcionar a segurança do consumo do leite. Esse processo é capaz de eliminar totalmente os microrganismos que podem causar doenças.
O processo é feito por meio do aquecimento rápido do leite a uma temperatura alta, de 130°C a 150°C, por um período de 2 a 4 segundos. Depois, o leite é resfriado a temperatura ambiente e envasado em embalagens assépticas, que são totalmente livres de qualquer contaminação3.
Por que não há necessidade de adicionar conservantes?
Devido ao longo prazo de validade do leite de caixinha (UHT) e à sua conservação fora da geladeira, questionamentos sobre a adição de conservantes são comuns. Porém, como comentamos acima, isso não ocorre no leite.
O processo de tratamento UHT elimina os microrganismos e, aliado à embalagem asséptica, garante que o produto fique livre de contaminações e tenha um longo prazo de validade. Por isso, não há necessidade de conservantes.
E os outros componentes que as vezes aparecem na lista de ingredientes?
Ao longo do processamento térmico do leite, alguns aditivos podem ser necessários para manter as suas características e qualidade7.
Devido à alta temperatura a qual o leite é submetido no processo UHT, estabilizantes podem ser acrescentados para garantir a manutenção das caraterísticas do leite. Seu uso é seguro e regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)7,8.
Portanto, se ao ler a lista de ingredientes do leite você se deparar com nomes como o citrato de sódio, saiba que não são conservantes. São estabilizantes!
Agora que você já sabe por que o leite UHT não precisa de conservantes, que tal enviar essa informação para outras pessoas que ainda tem essa dúvida?
--> Leia também: Como é feito o leite em pó?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html. Acesso em: 05 de Janeiro de 2025.
[2] Zhang X, Chen X, Xu Y, Yang J, et al. Milk consumption and multiple health outcomes: umbrella review of systematic reviews and meta-analyses in humans. Nutr Metab. 2021; 18(7):1-18.
[3] MAPA. Portaria MAPA n° 370, de 4 de setembro de 1997. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-ma-370-de-04-09-1997,52.html. Acesso em: 03 de Março de 2025.
[4] FAO. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome; 2013.
[5] Brasil. Decreto de lei nº 923, de 10 de outubro de 1969. Dispõe sobre a comercialização do leite. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0923.htm. Acesso em 04 de março de 2025.
[6] Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2015. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em: 04 de Março de 2023.
[7] Cruz A, Oliveira C, Sá P, Corassin CH. Processamento de leites de consumo. Coleção Lácteos - volume 2, Editora: GEN LTC; 1ª ed. 372 p, 2017a.
[8] MAPA. Portaria MAPA n° 146, de 7 de março de 1996. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-mapa-146-de-07-03-1996,669.html. Acesso em: 03 de Março de 2025.



PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!