O consumo de alimentos com colágeno pode trazer benefícios para as articulações | Piracanjuba

O consumo de alimentos com colágeno pode trazer benefícios para as articulações

Publicado em 27/06/2022 15:20:00 por Piracanjuba

Com o envelhecimento, é natural que ocorra uma perda de aproximadamente 1% ao ano de colágeno a partir dos 30 anos, tanto em homens como em mulheres.

A queda gradual desta proteína no organismo pode resultar em pele e músculos flácidos, densidade dos ossos reduzida, articulações e ligamentos com menor elasticidade e força motora. Para prevenir essas situações, a suplementação de colágeno pode ser uma opção para prevenir essas situações e para auxiliar na manutenção e reconstituição dos tecidos do corpo.

O colágeno é uma classe de proteínas responsável por dar resistência e elasticidade aos tecidos do organismo. Dentre os principais tipos, se destacam:

• Colágeno tipo I: é o tipo mais comum. É encontrado principalmente nas regiões resistentes a tensões, como nos tendões, na pele e nos ossos.
• Colágeno tipo II: presente em regiões resistentes a grandes pressões, como cartilagens e articulações.
• Colágeno tipo III: encontrado em alguns órgãos internos, como na artéria aorta do coração, nos pulmões, no intestino, fígado e útero.

De acordo com uma revisão da literatura científica publicada em 2016, o consumo diário de 8 a 12g de colágeno tipo II pode melhorar a articulação do joelho, diminuindo a dor nas articulações e ocasionando alívio do desconforto que pode surgir durante e após as atividades físicas. Além disso, o estudo sugeriu que a suplementação com essa proteína pode bloquear a inflamação e prevenir a degradação das cartilagens.

Para otimizar a ingestão de colágeno, é recomendado consumo de produtos enriquecidos com essa substância. O Piracanjuba Whey, um composto lácteo com 23g de proteínas, sendo 4g de colágeno tipo II é uma ótima opção. De maneira prática e saborosa, ele se torna uma ótima forma de repor as proteínas, amenizar a perda de colágeno dos tecidos e beneficiar as articulações.



Referências:

Silva T, Penna A. Colágeno: características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz. 2012;71(3).


Gonçalves G, Oliveira M, Moreira R, Brito D. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia. 2015;8(2):190-207.


Crowley DC, Lau FC, Sharma P, et al. Safety and efficacy of undenaturated type II collagen in the treatment of osteoarthristis of the knee: a clinical trial. Int J Med Sci. 2009;6:312-321.


Porfírio E, Fanaro G. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistremática. Rev bras geriatra gerontol. 2016;19(1).

    Compartilhe com seus amigos

MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ!