- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- O cálcio presente no leite pode aumentar a incidência de pedras nos rins?
Qualidade de vida
O cálcio presente no leite pode aumentar a incidência de pedras nos rins?
Ter cálculo renal – ou a famosa pedra nos rins – não é fácil: apesar de ser um quadro que pode ser tratado, quem convive com esse mal sabe o quanto sua presença gera dor, incômodo, e com isso atrapalha a rotina e a vida.
Já se sabe que na maior parte dos casos, essas pedrinhas são formadas por oxalato de cálcio, e aí vem a dúvida: será que o consumo de leite e seus derivados, ótimas fontes de cálcio, pode contribuir para o surgimento de pedra nos rins? 1
Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, agora vamos abordar esse assunto e esclarecer, de uma vez por todas, a relação entre cálculos renais e cálcio. Vamos lá?
O que é cálculo renal?
O cálculo renal, nome mais científico da pedra dos rins, é uma doença na qual acontece a formação de substâncias minerais dentro do trato urinário, como se fossem grãos de areia, que juntos acabam formando pedrinhas. O principal sintoma é uma cólica renal de forte intensidade, mas a pessoa ainda pode apresentar sinais como náusea, vômito e hematúria, que é a eliminação de células de sangue (hemácias) pela urina. 1
Esse é um quadro que atinge mais homens do que mulheres, de diferentes faixas etárias, e que apresenta o inconveniente de ser recorrente: cerca de 50% das pessoas apresentarão um 2º episódio de cálculo renal, após 5 a 10 anos do primeiro, se não fizerem nenhum tipo de tratamento.1
Essas pedras podem ser de vários tipos, sendo que as mais comuns são formadas por oxalato de cálcio (cerca de 75 a 80% dos casos), ácido úrico, estruvita (fosfato de amônio magnesiano) e cistina.1
O que pode causar pedra nos rins?
A ciência ainda não sabe exatamente o que causa os cálculos renais, mas alguns fatores de risco já são conhecidos – são eles: 1,2
- Obesidade
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Infecção urinária de repetição
- Histórico de pedra nos rins (pessoal ou de familiares próximos)
- Baixa ingestão de água
- Alto consumo de sódio
- Baixo consumo de cálcio
É isso mesmo! As pesquisas mostram que um dos fatores de risco para a formação de pedra nos rins é o baixo consumo de cálcio! Já deu para entender por aqui então que o consumo do leite e seus derivados não influencia na formação dos cálculos, não é? Mas vamos seguir adiante, te explicando mais sobre esse assunto!
Cálcio x Pedra nos rins
Por muito tempo, recomendou-se que pessoas com pedras nos rins diminuíssem o consumo de alimentos e bebidas fontes de cálcio, uma vez que grande parte das pedras eram compostas por oxalato de cálcio.
Porém, na década de 90, um estudo envolvendo 45000 pessoas apontou justamente para o caminho oposto: indivíduos com dietas pobres em cálcio estavam mais predispostos a apresentarem cálculos renais do que aqueles que ingeriram a quantidade diária de cálcio dentro das recomendações.
E por que isso acontece?
Os pesquisadores descobriram que quando há uma alimentação com baixa quantidade de cálcio, acontece o seguinte passo a passo dentro do corpo:
Já quando o consumo de cálcio é feito na quantidade adequada, ele se liga ao oxalato ainda no intestino, impedindo que o oxalato chegue aos rins, evitando então a formação das pedras. 3
Ah, é importante lembrar que a presença de grandes quantidades de cálcio na urina é uma das características dos cálculos renais, e não está relacionada ao consumo de cálcio pela alimentação. 3
Alimentação e prevenção de pedra nos rins
Bom, você já viu que infelizmente, há uma grande chance de as pedras nos rins voltarem a atormentar depois do 1º episódio.
Mas nem tudo está perdido! Saiba que a alimentação pode ajudar a prevenir a recorrência dos cálculos renais – veja como!
- Consumo de 2,5 a 3 litros de água por dia
- Redução no consumo de sódio
- Controle do consumo de proteínas animais (como carnes em geral e ovos)
- Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes
- Consumo normal de alimentos fontes de cálcio (como leite, queijo e iogurtes)
Agora que você já sabe que o consumo de cálcio dentro das recomendações não está relacionado à formação de pedra nos rins, aproveite para se deliciar com leite e seus derivados, e aproveite todo seu sabor e nutrição!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Litíase renal. RegulaSUS. Disponível em https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/nefrologia_resumo_litiase_renal_TSRS_20160323.pdf. Acesso em Novembro/22.
2. Icer MA, Gezmen-Karadag M. The potential effects of dietary food and beverage intakes on the risk of kidney stone formation. Rev Nutr. 2019; 32:e190029.
3. Sorensen MD. Calcium intake and urinary stone disease. Transl Androl Urol. 2014; 3(3): 235-240.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!