- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- O que é o processo de homogeneização do leite?
Qualidade de vida
O que é o processo de homogeneização do leite?
O leite de vaca, alimento altamente nutritivo e popular, é muito consumido pela população e está presente em grande parte dos lares brasileiros1,2.
Como um produto natural, o leite de vaca pode sofrer alterações que comprometem a sua qualidade e segurança. Então, ao longo do processo de produção do leite, é necessário garantir que ele se torne estável, seguro e que mantenha seu sabor ao longo do prazo de validade.
Você sabia que a homogeneização é um dos processos realizados para a manutenção e padronização da qualidade do leite? Leia mais a seguir!
As fases de produção e processamento do leite
Para que o leite chegue em sua casa de forma segura e adequado para o consumo, ele deve passar por alguns tratamentos ao longo do processo de produção.
Entre os processos mais conhecidos na produção do leite estão os tratamentos térmicos. A pasteurização e a ultrapasteurização, ou tratamento UHT (ultra high temperature ou ultra alta temperatura) são os tratamentos utilizados para garantir a segurança alimentar do leite, sendo capazes de eliminar microrganismos nocivos à saúde do consumidor3.
A homogeneização também faz parte desse processo, sendo muito importante para a manutenção das qualidades sensoriais do leite. Vamos entender melhor!
Leia também >> Como é feito o leite em pó?
O que é a homogeneização?
“Homogeneizar” significa tornar homogêneo, distribuir por igual, tornar uniforme.
A homogeneização é um processo mecânico, realizado em uma máquina chamada homogeneizador. Durante o processo, ocorre a passagem do leite por pequenos orifícios, sob alta pressão, o que gera a quebra dos glóbulos de gordura, deixando-os muito menores3,4.
Quando o leite não é homogeneizado, acontece a separação natural dessa gordura do restante dos componentes do leite, o que leva a formação natural de uma camada de gordura (nata) na superfície5.
Apesar de natural, essa camada de gordura interfere na estabilidade do leite, fazendo com que o líquido fique menos uniforme prejudicando a experiência de consumo e também a vida útil desse alimento3. Além disso, a homogeneização acaba contribuindo para a destruição de microrganismos presentes no leite, sendo uma etapa extra ao tratamento térmico feito pela pasteurização ou UHT3.
Dessa forma, o processo de homogeneização representa uma etapa importante no processamento do leite, prevenindo a separação do líquido em camadas durante o período de estocagem e garantindo a sua qualidade e estabilidade3,4.
Há algum impacto na saúde?
As características e processos aos quais o leite é submetido são seguros e regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento6,7. Assim, a homogeneização, bem como todo o processamento industrial do leite, não representa riscos à saúde.
Quanto aos benefícios, além de tornar o leite mais cremoso e garantir a sua preservação, a homogeneização também pode facilitar a digestibilidade do leite3.
Pasteurização x homogeneização
Por mais que ambos os processos sejam importantes na produção do leite e contribuam para a eliminação de microrganismos, eles possuem funções muito diferentes.
A homogeneização, conforme falado acima, tem como objetivo principal garantir a qualidade do leite, do ponto de vista de textura e sabor.
A pasteurização e o tratamento UHT são as principais etapas para garantia da segurança microbiológica do leite, ou seja, elimina os microrganismos que possam transmitir doenças ao consumidor3.
Os processos de produção do leite se complementam e garantem que você tenha um leite seguro e de qualidade sempre a disposição para usufruir de todos os seus benefícios nutricionais! Agora que você conhece um pouco mais sobre o processamento do leite, que tal compartilhar essa informação?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html. Acesso em: 05 de Janeiro de 2025.
[2] Zhang X, Chen X, Xu Y, Yang J, et al. Milk consumption and multiple health outcomes: umbrella review of systematic reviews and meta-analyses in humans. Nutr Metab. 2021; 18(7):1-18.
[3] Michalski MC, Januel C. Does homogenization affect the human health properties of cow’s milk? Trends in Food Science & Technology. 2006 Aug;17(8):423–37.
[4] Georget E, Miller B, Callanan M, Heinz V, Mathys A. (Ultra) high pressure homogenization for continuous high pressure sterilization of pumpable foods-a review. Front. Nutr. v. 1:15, 2014.
[5] Cruz A, Oliveira C, Sá P, Corassin CH. Processamento de leites de consumo. Coleção Lácteos - volume 2, Editora: GEN LTC; 1ª ed. 372 p, 2017a.
[6] MAPA. Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQ) – Leite e seus derivados. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/suasa/regulamentos-tecnicos-de-identidade-e-qualidade-de-produtos-de-origem-animal-1/rtiq-leite-e-seus-derivados . Acesso em 5 de janeiro de 2025.
[7] MAPA. Portaria MAPA n° 146, de 7 de março de 1996. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-mapa-146-de-07-03-1996,669.html. Acesso em: 05 de Janeiro de 2025.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!