- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Por que o leite A2 é melhor para digestão?
Qualidade de vida
Por que o leite A2 é melhor para digestão?

Quando o assunto é leite, muito se fala dos sintomas adversos que podem acontecer em uma parcela da população: distensão abdominal, inchaço, gases... Muitos desses sintomas podem ser sinais de intolerância à lactose, na qual a falta da enzima lactase faz com que esse açúcar, naturalmente presente no leite, não seja digerido, causando assim tantos sintomas. Mas há pessoas que se queixam desses sintomas digestivos, mas que não apresentam intolerância à lactose.
Se identificou?
Então fique aqui que vamos falar sobre o leite A2, qual sua diferença em relação ao leite tradicional, e por que pode ser uma ótima opção para evitar esses sintomas pra lá de desagradáveis!
O que é leite A2?
O leite A2 é um novo tipo de leite que vem sendo desenvolvido por algumas indústrias, principalmente no exterior.
Sabe-se que o leite é um alimento fonte de proteínas, nutrientes essenciais para corpo, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento muscular, produção de hormônios, anticorpos, entre tantos outros papéis.1,2
As proteínas presentes no leite podem ser divididas em 2 tipos:3
1. Proteínas do soro do leite: alfa-lactalbumina
2. Proteínas caseínas: alfa s1, alfa s2, kappa e beta-caseína (CSN2)
Este último sub-grupo, de proteínas beta-caseína (CSN2), representam o grupo mais predominante, totalizando 30% das proteína s do leite.3
Dentre as proteínas beta-caseína (CSN2) existem as variantes genéticas A1 e A2 - e o leite do tipo A2 é aquele que contém apenas a variante A2.3
Por que o leite A2 pode evitar sintomas indesejados?
O motivo pelo qual o leite A2 parece não causar desconfortos gástricos se deve à ausência de uma substância chamada beta-casomorfina-7 (BCM-7). O nome é bem complicado, mas já vamos te contar a relação dela com seu corpo!3,4
A variante A1 está relacionada à produção da BCM-7, está associada a diversos efeitos no organismo, principalmente gastrointestinais, como:3,4
- Inflamação intestinal
- Dor abdominal
- Maior inchaço
- Desconforto digestivo
- Altera a forma como os músculos do intestino se movimentam
Já no leite tipo A2, a ausência da variante A1 permite que a produção do BCM-7 seja mínima ou quase inexistente, evitando esses sintomas.
Outro ponto bacana em relação aos leite A2: a quantidade de proteínas e cálcio dessa nova versão é a mesma do leite tradicional – ou seja, a nutrição do leite continua a mesma, com a vantagem de se evitar possíveis desconfortos gástricos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Disponível em http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em Fevereiro/23.
[2] Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Proteína. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos. Comitê de Nutrição. ILSI Brasil. 2012.
[3] Corbucci FS. Beta-caseína A2 como um diferencial na qualidade do leite. Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). 2017.
[4] Barbosa MG, Souza AB, Tavares GM, Antunes EC. Leites A1 e A2: revisão sobre seus potenciais efeitos no trato digestório. Segur. Aliment. Nutr. 2019; 26: 1-11.



PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!