Tem intolerância à lactose? Conheça alguns cuidados com a alimentação!

Publicado em 04/12/2020 09:31:00 por Piracanjuba

A lactose é um tipo natural de açúcar presente no leite e, pessoas que são intolerantes, geralmente não produzem uma quantidade suficiente da enzima lactase, responsável por digerir esse açúcar no organismo. Quando isso não ocorre, a lactose é fermentada por bactérias no intestino, causando um conjunto de sintomas como: flatulências, diarreia, náuseas, distensão e cólicas abdominais.

Estima-se que cerca de 70% da população mundial possui algum nível de intolerância à lactose, que pode ser causada por alguma doença, envelhecimento ou ser congênita, quando a pessoa já nasce com essa condição.

Leia também: Mito ou verdade? Respondemos as 8 dúvidas mais frequentes sobre a lactose

Com isso, para manter uma alimentação adequada, os intolerantes à lactose precisam diminuir o consumo de alimentos que contenham a lactose ou excluir do plano alimentar. Além disso, pessoas intolerantes devem adotar outros cuidados com a alimentação. Confira!

Consumo adequado de fibras: além de contribuírem para o funcionamento adequado do intestino, as fibras são fermentadas e servem de alimento para as bactérias boas do intestino, estimulando sua proliferação e contribuindo para que essas bactérias forneçam todos os seus benefícios à saúde. Além disso, o consumo de fibras retarda a digestão, auxiliando na digestão da lactose. As fibras podem ser consumidas, principalmente, por meio de alimentos integrais, como cereais e sementes.

Atenção a ingestão de cálcio e outros nutrientes: o leite e os alimentos lácteos fornecem para o corpo nutrientes como cálcio, magnésio e fósforo. Assim, a exclusão de leite e derivados da alimentação podem ser um problema para o organismo, facilitando o desenvolvimento de diversas doenças ósseas como: osteopenia e osteoporose. Por isso, é importante ressaltar que não é necessário excluir os produtos lácteos das refeições por causa da intolerância à lactose, apenas substituir por versões zero lactose.

                                    

Uma alternativa para os intolerantes à lactose, que não querem deixar de consumir lácteos, são as novas Bebidas Lácteas com Cereal Piracanjuba Zero Lactose. O produto é pronto para consumo, possui uma combinação de leite semidesnatado e grãos. O sabor Aveia possui em sua composição aveia sem glúten. Já o sabor Chocolate Amargo possui como base a quinoa, chia, linhaça e o cacau em pó.

As Bebidas Lácteas com Cereal Piracanjuba Zero Lactose são vendidas em embalagens modernas e individuais, que podem ser levadas para qualquer lugar e o melhor: são fontes de fibras e cálcio, contribuindo para a ingestão diária desses nutrientes. 

Experimente essa opção prática e saborosa!                                              



Referencias:

1.     DE MORAES, Adriane Elisabete Antunes; AMANCIO, Olga Maria Silverio. Declaração de Posicionamento da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre Consumo de Leite e de Produtos Lácteos e Intolerância à Lactose.                                                                           

2.     FACIONI, Maria Sole et al. Nutritional management of lactose intolerance: the importance of diet and food labelling. Journal of Translational Medicine, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2020.                   

3.     JANSSON-KNODELL, Claire L. et al. Lactose Intolerance: A Concise Review to Skim the Surface. In: Mayo Clinic Proceedings. Elsevier, 2020. p. 1499-1505.                                               

4.     SZILAGYI, Andrew; ISHAYEK, Norma. Lactose intolerance, dairy avoidance, and treatment options. Nutrients, v. 10, n. 12, p. 1994, 2018.

5.     BRASIL, ILSI. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes. 2014.

6.     OTTEN JJ, HELLWIG JP, MEYERS LD. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington: National Academy of Sciences, 2006.    

 

    Compartilhe com seus amigos

MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ!