- Início
- Dicas
- Nutrição infantil
- Como as brincadeiras podem incentivar a prática de atividades físicas na infância?
Nutrição infantil
Como as brincadeiras podem incentivar a prática de atividades físicas na infância?

A prática de atividades físicas de forma regular é a chave para a promoção da saúde e prevenção de doenças em todas as fases da vida, inclusive na infância1. No entanto, por mais que a gente saiba da sua importância, muitas vezes é difícil convencer as crianças a deixarem as telas de lado, não é mesmo?
Estimular a criança de forma lúdica a se exercitar brincando no dia a dia pode deixar tudo muito mais fácil e divertido2. Por isso, preparamos nesse texto algumas dicas que podem ajudar a colocar as crianças a mexer o esqueleto!
Recomendações e benefícios da atividade física na infância
A atividade física é importante durante toda a infância, pois auxilia no desenvolvimento e crescimento saudáveis, além de outros benefícios importantes2:
- Melhora a qualidade do sono;
- Auxilia na coordenação motora;
- Melhora as funções cognitivas e o aprendizado;
- Ajuda na integração e desenvolvimento de habilidades sociais;
- Contribui para um crescimento saudável;
- Melhora a saúde do coração e a condição física:
- Previne a obesidade.
Para as crianças entre 1 e 5 anos, recomenda-se a realização de pelo menos 3 horas de atividades físicas ao longo do dia, de qualquer intensidade2. Já para os maiores de 5 anos, é recomendado realizar todos os dias ao menos 60 minutos de atividades físicas moderadas ou intensas1,2.
Você sabia que as crianças que são fisicamente ativas tendem a manter a prática de atividades físicas na vida adulta, garantindo um futuro mais ativo2?
Leia também >> Formas lúdicas de exercitar a coordenação motora da criança
Cuidado com as telas e o sedentarismo
As crianças costumam ser naturalmente ativas, porém, atualmente, com o fácil acesso à tecnologia e às telas, o sedentarismo pode começar muito cedo.
Nesse sentido, é recomendado que a quantidade de tempo em comportamento sedentário, principalmente a exposição às telas, seja limitada1. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças entre 2 e 5 anos de idade devem ser expostas a no máximo 1 hora por dia e, as entre 6 e 10 anos, até 2 horas por dia3. Porém não esqueça: quanto menos tempo parado, melhor!
Para aqueles momentos nos quais é necessário fazer atividades menos movimentadas, ao invés de telas estimule o exercício do raciocínio e da criatividade, como pintura, jogos de encaixe, quebra-cabeças e contação de histórias2.
Vamos brincar e se mexer!
As crianças são diferentes dos adultos e não precisam de exercícios padrões e pré-determinados, como os realizados em academias. Elas precisam do lúdico, das brincadeiras e de atividades variadas, evitando a monotonia2.
Portanto, na infância, a atividade física é feita principalmente na forma de jogos e brincadeiras, ou também em atividades mais estruturadas, como escola de esportes ou aulas de educação física na escola.
Variar as brincadeiras é importante tanto para o desenvolvimento físico quanto para a criatividade. Confira a seguir algumas sugestões de atividades para inserir no dia a dia1,2:
- Crianças de 1 a 2 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como equilibrar nos dois pés, equilibrar num pé só, girar, rastejar, andar, correr, pular, escalar, arremessar, lançar, quicar e segurar, entre outras.
Podem ser feitos “circuitos” em casa ou espaço aberto, com fitas coladas no chão, cordas, cones ou brinquedos, estimulando a movimentação.
- Crianças de 3 a 5 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras.
Expor as crianças a ambientes que naturalmente estimulam a movimentação, tais como os parques e áreas de lazer, é um hábito importante, além de promover o contato com a natureza.
As brincadeiras tradicionais, como corre cotia, dança das cadeiras, amarelinha, esconde-esconde, cabo de guerra, e pega-pega são ótimas para garantir a prática de atividade física com muita diversão!
Agora que você já entendeu como as brincadeiras ajudam a garantir todos os benefícios da atividade física para as crianças, já pode começar a colocar em prática para a família!
Leia também >> Brincadeiras e esportes contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Organização Mundial da Saúde. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. 2020. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2025.
[2] Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Guia de Atividade Física Para a População Brasileira. 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2025.
[3] Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação: #MENOS TELAS #MAIS SAÚDE – Atualização 2024. 2024. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24604c-MO__MenosTelas__MaisSaude-Atualizacao.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2025.



PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!