- Início
- Dicas
- Qualidade de vida
- Qual a necessidade de proteínas na terceira idade?
Qualidade de vida
Qual a necessidade de proteínas na terceira idade?

Você sabia que os idosos precisam de um consumo de proteínas maior do que os adultos jovens1?
Uma ingestão adequada de proteínas ao longo do envelhecimento ajuda a garantir a preservação da massa muscular, das funções corporais e da saúde2.
Por que as proteínas são tão importantes?
As proteínas são nutrientes essenciais na alimentação e o seu consumo é necessário por pessoas de todas as idades3. Elas exercem diversas funções importantes no organismo, como a formação dos músculos, transporte de substâncias e regulação de reações, além de participarem do nosso sistema de defesa (anticorpos)3.
Garantir uma boa nutrição na terceira idade, com um consumo adequado de proteínas ao longo do dia – e da vida! – ajuda a reduzir problemas relacionados à perda de massa muscular ao longo do envelhecimento2.
Leia também >> Quais as diferenças entre Whey Protein concentrado, isolado e hidrolisado?
Dificuldades e impactos do consumo insuficiente
Apesar da sua importância, é comum que o consumo de proteínas reduza ao longo dos anos. Isso se dá devido à perda da eficiência da mastigação e deglutição nesta faixa etária, junto à textura mais resistente dos alimentos proteicos que são habitualmente consumidos, como as carnes4.
Uma vez que até mesmo o idoso saudável pode apresentar dificuldades na deglutição, que leva à preferência por alimentos em consistência pastosa ou líquida, é muito importante ter cuidado com as escolhas alimentares ao longo do dia4.
Recomendações nutricionais
A recomendação de ingestão proteica para idosos é de 1,0 a 1,2 gramas/kg de peso por dia. Para idosos com alguma doença estabelecida, a necessidade de proteínas pode ser aumentada, podendo chegar a 2,0 gramas/kg em casos de doenças graves ou desnutrição1,2.
Então, para um idoso saudável de 70 kg, são recomendados de 70 a 84 gramas de proteínas por dia. De modo geral, essa quantidade pode ser atingida com o consumo de alimentos fontes de proteínas em todas as refeições do dia. Confira exemplos a seguir5:
- Café da manhã: 1 copo de leite + 1 fatia (30 g) de queijo;
- Almoço: 5 colheres de sopa de carne moída + 1 concha de feijão;
- Lanche da tarde: 1 iogurte natural;
- Jantar: 3 ovos mexidos;
- Ceia: 1 copo de leite.
Acima estão listados apenas os alimentos proteicos, os quais devem ser complementados com outros alimentos fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, como os pães, cereais, tubérculos, frutas, verduras e legumes.
Vale a pena atentar às preferências e às limitações de cada um, fazendo combinações e adaptações de consistência, sem excluir grupos alimentares ao longo do dia!
Dicas para garantir o consumo diário
Agora que já entendemos a importância das proteínas, trouxemos algumas dicas básicas e muito importantes para garantir um consumo proteico adequado na terceira idade:
- Incluir diariamente alimentos fontes de proteínas animais e vegetais: carnes, ovos, feijões, cereais e oleaginosas;
- Priorizar o consumo de ovos, leite e derivados no café da manhã e nos lanches intermediários.
- Optar por alimentos fontes de proteínas vegetais (feijões) e animais (carnes e ovos) no almoço e jantar.
- Realizar refeições frequentes, completas e distribuídas a longo do dia.
Organizar o dia alimentar para garantir boa fontes de proteína ao longo do dia é a chave para que a necessidade de proteínas na terceira idade seja atingida. Caso você tenha qualquer dificuldade ou dúvidas, busque sempre um profissional nutricionista para te ajudar!
Leia também >> Por que tomo leite e tenho gases?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Volkert D, Beck AM, Cederholm T, Cruz-Jentoft A, Hooper L, Kiesswetter E, et al. ESPEN practical guideline: Clinical nutrition and hydration in geriatrics. Clinical Nutrition [Internet]. 2022 Apr;41(4):958–89.
[2] Gonçalves TJM, Lilian M, Horie S, Adami B, et al. BRASPEN JOURNAL DIRETRIZ BRASPEN DE TERAPIA NUTRICIONAL NO ENVELHECIMENTO. 2019. Disponível em: https://www.sbnpe.org.br/_files/ugd/a8daef_13e9ef81b44e4f66be32ec79c4b0fbab.pdf. Acesso em 06 de fevereiro de 2025.
[3] Marchini JS, Martires CL, Nonino CB, et al. Aminoácidos e Proteínas - Série funções plenamente reconhecidas de nutrientes. ILSI Brasil. 2024;2(3).
[4] Oliveira BS de, Delgado SE, Brescovici SM. Alterações das funções de mastigação e deglutição no processo de alimentação de idosos institucionalizados. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2014 Sep;17(3):575–87.
[5] Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2. São Paulo, 2023. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em 29 de janeiro de 2025.



PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!