- Início
- Dicas
- Intolerância à lactose
- Lactose: entenda mais sobre o consumo desse carboidrato.
Intolerância à lactose
Lactose: entenda mais sobre o consumo desse carboidrato.
A lactose é a principal fonte de carboidrato presente no leite da maioria dos mamíferos, incluindo dos seres humanos1. Sabia que ela está presente em nossa nutrição desde o início da vida? Os bebês já nascem adaptados para digerir esse carboidrato pois, no período do nascimento, possuem uma alta atividade da enzima lactase1!
A lactase é responsável pelo processo de “quebra” da lactose para sua absorção no intestino e, após o desmame, sua redução acontece de forma progressiva para a maior parte da população1-3. A redução da lactase pode levar à intolerância à lactose, onde há dificuldade na digestão e absorção deste carboidrato, levando à sintomas como gases, distensão abdominal e diarreia2,3.
Funções da lactose no organismo
O leite de vaca e seus derivados são amplamente consumidos pela população, contribuindo com nutrientes muito importantes para a saúde, como minerais (cálcio), vitaminas (A e D), proteínas de alta qualidade e carboidratos (lactose)3. Apesar de ser sido muito associada a mitos sobre trazer prejuízos à saúde, a lactose está relacionada a benefícios, como por exemplo:
- Fornecimento de energia: como a lactose é um carboidrato, auxilia no fornecimento de energia para as nossas atividades do dia a dia através da formação de glicose durante sua digestão4.
- Efeitos positivos na microbiota intestinal: a lactose pode atuar como um prebiótico, sendo fonte de energia para as bactérias benéficas presentes em nosso intestino, estimulando o seu crescimento e ajudando a equilibrar a flora intestinal1,2,4.
-->Leia também: O que a intolerância à lactose pode causar no organismo?
Quem deve evitar a lactose?
Nos casos de intolerância à lactose, há a necessidade de exclusão parcial ou total para evitar o surgimento dos sintomas, sendo a substituição do leite e seus derivados por versões sem lactose a escolha mais indicada1,4.
Uma vez que os lácteos sem lactose são capazes de fornecer os nutrientes essenciais presentes no leite, é possível manter um aporte adequado de nutrientes fornecidos pelos laticínios caso haja a substituição4,5. O consumo de produtos sem lactose também pode facilitar a redução de açúcares e calorias na dieta, uma vez a quebra da lactose em dois carboidratos menores (glicose e galactose) faz com que esses alimentos tenham um sabor naturalmente mais adocicado6.
Quem não possui intolerância à lactose pode ter algum benefício ao substituir seus laticínios convencionais por versões zero lactose? Ao que a ciência indica, não! É possível consumir alimentos zero lactose sem qualquer problema, porém até o momento não há evidências de benefícios para a saúde de excluir esse carboidrato7.
Muitas pessoas também têm dúvidas sobre a exclusão da lactose poder prejudicar a capacidade de digestão pelo organismo em longo prazo. Porém, estudos apontam que essa exclusão não parece prejudicar a função da lactase - sua atividade diminui com a exclusão da lactose, mas pode aumentar posteriormente no caso de reintrodução8.
Assim, atualmente não existem evidências significativas que recomendem o consumo de produtos sem lactose por aqueles que não são intolerantes, mas este hábito não parece impactar de forma negativa a saúde de quem os consome, podendo fazer parte do dia a dia. Já conhece nossa linha Zero Lactose? É uma excelente opção para quem deseja manter uma alimentação mais leve, saudável e equilibrada, com zero lactose e com muito sabor!
-->Leia também: Alergia ao leite de vaca x intolerância à lactose: qual é a diferença?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Confira os artigos científicos e referências técnicas:
[1] Misselwitz B, Butter M, Verbeke K, Fox MR. Update on lactose malabsorption and intolerance: pathogenesis, diagnosis and clinical management. Gut 2019; 68:2080–2091.
[2] Gallo A, Marzetti E, Pellegrino S, Montalto M. Lactose malabsorption and intolerance in older adults. Current opinion in clinical nutrition and metabolic care. 2024 Jun 6;27(4):333–7.
[3] Pereira PC. Milk nutritional composition and its role in human health. Nutrition. 2014 Jun;30(6):619–27.
[4] Toca MC, Fernández A, Orsi M, Tabacco O, Vinderola G. Lactose intolerance: myths and facts. An update. Arch Argent Pediatr. 2022;120(1):59-66.
[5] Hodges J, Cao S, Cladis D, Weaver C. Lactose Intolerance and Bone Health: The Challenge of Ensuring Adequate Calcium Intake. Nutrients [Internet]. 2019 Mar 28;11(4):718.
[6] McCain HR, Kaliappan S, Drake MA. Invited review: Sugar reduction in dairy products. J Dairy Sci. 2018 Oct;101(10):8619-8640.
[7] Dekker P, Koenders D, Bruins M. Lactose-Free Dairy Products: Market Developments, Production, Nutrition and Health Benefits. Nutrients. 2019 Mar 5;11(3):551.
[8] Forsgård RA. Lactose digestion in humans: intestinal lactase appears to be constitutive whereas the colonic microbiome is adaptable. Am J Clin Nutr. 2019 Aug 1;110(2):273-279.
PRODUTOS
Conheça nossos produtos
DICAS
Conteúdos exclusivos
RECEITAS
Queremos inspirar você! Por isso, reunimos receitas deliciosas com os melhores ingredientes.
SERVIÇOS
Você que é cliente, consumidor, fornecedor ou representante, esse espaço é para você!